As festas de fim de ano são momentos de celebração com mesa farta e bebidas, sejam elas alcoólicas ou não. Para consumi-las com segurança no período festivo é necessário lembrar-se de respeitar a cota de ingestão hídrica (diurese de 24h + 500 ml), preferir as bebidas naturais e escolher as que possuem menor teor de potássio. Consumir com moderação é chave! Reduzindo as quantidades você diminui os riscos. Lívia Beltrão, nutricionista da Multirim, separou mais dicas para quem quer beber sem descuidar da saúde. Confira:

Licores e aguardentes: são ótimas opções para quem precisa controlar o consumo de potássio, pois não possuem esse elemento. Porém, são bebidas com alto teor calórico. Quem está de olho no peso corporal deve moderar o consumo.

Espumantes e cerveja: possuem quantidades moderadas de potássio e açúcar em excesso. Diabéticos devem evitar a ingestão.

Vinho: esta é a bebida alcoólica com maior teor de potássio e deve ser evitada.

Refrigerantes: diabéticos devem escolher as versões zero açúcar e com sabor de frutas (limão, laranja, guaraná). Não diabéticos podem optar pela versão normal, dando preferência aos sabores de frutas. É importante lembrar que os refrigerantes são ricos em sódio e por isso devem ser consumidos com moderação.

Sucos de fruta: são as bebidas mais indicadas por serem naturais, sem excesso de sal ou açúcar. Lembrando que os sucos devem ser menos concentrados e preparados com as frutas mais pobres em potássio.