11 de março - Dia Mundial do Rim

Vivendo bem com a doença renal

Com o tema “Vivendo bem com a doença renal”, o Dia Mundial do Rim 2021 tem como foco principal a inclusão dos pacientes com DRC na vida cotidiana e como viver bem com a doença renal.

Embora medidas eficazes de prevenção e progressão da DRC sejam importantes, os pacientes com doença renal – incluindo aqueles que dependem de diálise, e os transplantados renais – devem sentir-se apoiados, junto aos seus familiares e acompanhantes, especialmente durante pandemias e outros períodos críticos.

A Sociedade Brasileira de Nefrologia coordena a campanha no Brasil, desenvolvendo material informativo e educativo sobre os fatores de risco para a Doença Renal Crônica (DRC) para todas as regiões do país, visando estimular os cuidados com a saúde dos rins.

Cuide dos seus rins – Faça exames de rotina

Ao fazer anualmente o check-up, é possível identificar algumas doenças logo no início, como a Doença Renal Crônica.

Exames simples como o de urina e o teste de dosagem da creatinina no sangue, é possível avaliar a função renal e analisar se há presença de lesão nos rins. Em alguns casos, dependendo dos resultados, o médico pode solicitar testes complementares.

Procure manter seus exames em dia, principalmente se você possui hipertensão, diabetes, idade avançada e/ou histórico de doença renal na família.

#multirim
#cuidandodavidacomamor
#bemestar
#nefrologia
#diadorim
#recifenses
#pernambuco

11-de-marco-dia-do-rim